Motopel - Apaixonados pelo Cliente

Blog

19/04/2019 as 10:32h

O bom começo: scooter, treino e conselhos

O bom começo: scooter, treino e conselhos

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Você conseguiu! Passou no exame prático para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), último passo antes de montar na sua motoneta, motocicleta ou scooter e sair mundo afora. Mas… você se sente efetivamente competente para isso? Salvo raras exceções, a resposta mais comum a este questionamento será um enorme NÃO!

Calma, a culpa não é sua, mas sim do método brasileiro para concessão da CNH, feito em circuito fechado, que induz a maioria das moto-escolas a preparar os futuros motociclistas para passar no exame e não para a vida como ela é, conduzir nas ruas, avenidas ou rodovias do Brasil.

O quê fazer, então, para que sua vida de motociclista comece bem, dê certo e seja positiva desde o primeiro instante? Abaixo dicas importantes…

1º Escolha bem seu primeiro veículo

As scooter de baixa cilindrada como a Honda Elite 125 são ideais para os “primeiros passos”. Comparando com motonetas e motocicletas – inclusive aquelas com as quais o exame para a CNH é realizado – scooter pequenas como a Elite são mais simples e fáceis de conduzir e a razão não está apenas nas dimensões e peso reduzidos, mas principalmente na facilidade representada pelo sistema de transmissão automático. Para quem está começando faz toda a diferença dispensar o uso da alavanca de embreagem e pedal de câmbio e assim poder se concentrar na arte de contornar curvas, frear, acelerar e se posicionar corretamente no trânsito. As scooters são, certamente, o melhor veículo para aprender o beabá do motociclismo.

2º Treine em lugar adequado

No Brasil veículos movidos por motor a combustão de qualquer cilindrada só podem ser conduzidos legalmente nas vias públicas por quem tiver a CNH, que só pode ser concedida a quem tem 18 anos de idade completos. Antes desta idade, pilotar veículos motorizados só em propriedades privadas, circuitos fechados, pistas de testes ou estradinhas de sítios e fazendas. É seu caso? Parabéns! Não é? Bem-vindo à grande maioria. Desnecessário (será?) dizer que andar de bicicleta desenvolve grande parte da habilidade necessária para conduzir uma motoneta, motocicleta ou scooter. Mas, para efetivamente dominar o guidão das máquinas motorizadas, treinar em um lugar amplo, sem obstáculos, como a área de um estacionamento fora de horário comercial por exemplo, é o ideal. Neste ambiente seguro, onde a chance de sua inexperiência causar problemas a você ou aos outros é reduzida, o principal é conquistar intimidade com os comandos.

3º Peça ajuda aos mais experientes

Cursos de pilotagem com segurança dedicados à motociclistas iniciantes vem gradualmente se multiplicando, mas, infelizmente, nem todos podem ter acesso a eles, seja por restrição financeira ou por ainda estarem localizados em grandes centros. Seja como for, um excelente “plano B” é pedir ajuda a quem tem experiência. Dificilmente um motociclista negará dicas a quem está começando, afinal, é público e notório que a moto promove o espírito de grupo. Sem querer, ao montar em qualquer veículo de duas rodas empurrado por um motor, você passa a fazer parte de uma calorosa confraria. Aproveite-se disso e peça ajuda para quem sabe mais do que você. Não tenha vergonha de tirar suas dívidas afinal ninguém nasceu sabendo e, acredite, a motocicleta é um dos melhores instrumentos de fazer amigos que existe no planeta.

FONTE: https://www.honda.com.br/motos/blog/o-bom-comeco-scooter-treino-e-conselhos



Mais notícias »