A atenção da Honda em relação às boas práticas de segurança no Brasil tem como principal realização os CETH – Centro Educacional de Trânsito Honda, cuja unidade pioneira, situada em Indaiatuba/SP, completou 25 anos de atividades ininterruptas em março de 2023.
O sucesso deste CETH original deu origem à unidade do CETH de Recife/PE, inaugurada em 2006, e a de Manaus/AM, de 2013, todas dedicadas ao propósito de disseminar conhecimentos práticos e teóricos sobre o correto uso da motocicleta. O trabalho conjunto destes três CETH impactou nada menos de 440 mil pessoas desde a implantação.
Investir na construção de tais polos de capacitação, dotados de ampla e moderna infraestrutura, foi resultado de uma política que teve início praticamente com a chegada da empresa ao país, no começo dos anos 1970: já na primeira metade daquela década a preocupação com a capacitação de condutores saiu da teoria à prática, através do treinamento dado pelos instrutores de pilotagem Honda aos batalhões de policiais motociclistas então recém-criados na cidade de São Paulo.
Naquele “pontapé inicial”, os treinamentos eram realizados no famoso “zerinho” do Parque do Ibirapuera, espaço que hoje serve de estacionamento contíguo ao Pavilhão da Bienal na capital paulista. O sucesso da iniciativa deu origem à inauguração, em 1978, do primeiro espaço físico de propriedade da Honda brasileira dedicado a instrução de pilotagem, localizado nas vizinhanças da atual sede da empresa, na zona sul de São Paulo.
Com a expansão do uso da motocicleta em todo o Brasil o investimento por parte da Honda em prol da pilotagem segura foi incrementado através de cursos itinerantes, que percorreram o país de norte a sul, de leste a oeste. Tais ações capacitaram milhares de pessoas, sensibilizando-as para boas práticas de pilotagem, mas também para o respeito à manutenção básica do veículo e uso de equipamentos de segurança.
Os Parques Honda, criados no início dos anos 1980, situados no bairro da Pompéia, em São Paulo, e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro ainda são lembrados pelos motociclistas “das antigas” como verdadeiras disneylandias da moto, locais onde cursos de pilotagem voltados para uso de motos no asfalto e também no off-road se misturavam com a chance de realizar test-drive de variados modelos.
O impacto deste conjunto de ações repercutiu positivamente na cultura motociclista brasileira em um tempo em que nem mesmo o uso do capacete era obrigatório, mas que foi sempre exaltado pela Honda como equipamento essencial, e que inclusive era ofertado pelas concessionárias Honda como brinde.
Esta tradição de ensino do uso adequado da moto se consagra com a aniversário de 25 anos do 1º CETH, que representa o ponto alto, mas não a única atividade atual da Honda voltada à pilotagem com segurança. Iniciativas como a Unidade Móvel de Pilotagem, que visita as concessionárias Honda de todo o Brasil promovendo cursos, assim como o Portal Harmonia no Trânsito, site com amplo conteúdo informativo sobre o tema, são apenas dois exemplos de uma filosofia enraizada na Honda, que em síntese é a de oferecer não apenas as melhores motos como também a melhor informação e treinamento para pilotá-las.