O quarteto de novidades da Honda no Salão de Milão de 2022 se fecha com a custom CMX 1100T Rebel, modelo que se somou à bigtrail XL 750 Transalp, a scooter elétrica EM1e e a scrambler CL 500, já mostradas aqui no Blog.
Ao contrário das outras citadas, a Honda CMX 1100T Rebel não é um lançamento 100% inédito, mas sim uma elaborada versão da CMX 1100 Rebel, Bobber que já constava do catálogo da Honda na Europa e EUA. A diferença entre elas é o “T” de Touring, que determina não apenas a versão nova, mas, principalmente, o caráter inédito de Bagger pura.
A CMX 1100T Rebel é equipada de semicarenagem e malas laterais rígidas, que faz dela uma genuína Bagger, gênero no qual o conforto proporcionado pela proteção aerodinâmica e pela capacidade de carga das malas as torna excelentes para uso rodoviário, conceito diferente do Bobber, no qual a essencialidade é a característica principal.
Apesar do visual clássico, a CMX 1100T Rebel segue a tradição Honda de alta tecnologia. O motor bicilindro paralelo deriva do usado na CRF 1100L Africa Twin, oportunamente ajustado para “casar” com o caráter custom. Outra peculiaridade é o câmbio DCT e a eletrônica sofisticada, na qual se destacam os Riding Modes (Standard, Rain, Sport e User).
Como não poderia deixar de ser em uma moto pensada para viajar, na CMX 1100T Rebel está presente o Cruise Control e também o controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control. Suspensões reguláveis e freios ABS (o dianteiro com pinça de fixação radial) formam um conjunto ciclístico poderoso, onde a estrela é o chassi tubular de aço tipo Diamond, protagonista do estilo da motocicleta por estar todo a mostra.
Com a altura do banco a meros 700 mm do solo, a Moto Honda CMX 1100T Rebel oferece uma típica posição de pilotagem custom, mas sem excessos, com ergonomia adequada para longos percursos com total conforto. Surpreende o ângulo de inclinação, que alcança 35 graus em ambos os lados, fazendo da CMX 1100T Rebel uma Bagger capaz de fazer curvas rápidas, podendo inclinar bastante sem tocar os asfalto precocemente.
Obviamente, as Honda Rebel – também existentes com motores de 300 e 500 cc – são um sucesso na pátria das Custom, os EUA, mas também na Europa esta família de modelos, que agora recebeu o grande reforço com a chegada da CMX 1100T Rebel, é muito apreciada. No Brasil, um dia? Porquê não?