Faz tempo que a palavra “scooter” entrou no vocabulário dos fãs da Honda no Brasil: há cerca de trinta anos o primeiro lote da CH 125-R Spacy chegava às revendas brasileiras, um modelo revolucionário, que teve vida curta em nosso mercado, mas que hoje é uma das scooters mais cobiçadas por colecionadores.
A Spacy estava à frente de seu tempo, inclusive pelo aspecto futurista. Custava praticamente o dobro que a CG 125, e isso gerou incompreensão pois então o pensamento vigente levava em consideração a capacidade cúbica do motor, ignorando outros aspectos que naturalmente encareciam a Spacy, como ter um acabamento muito caprichado e um motor com refrigeração líquida – o primeiro em uma Honda à venda no Brasil!
A Spacy ficou pouco tempo no catálogo da Honda brasileira, de 1994 até 1996, porém o crescimento do mercado criou condições para a chegada da Honda Lead 110, lançada em 2008, e que ao contrário da Spacy foi vendida aos montes. Equipada com freio CBS – Combined Brake System, um motor com transmissão CVT esperto e econômico, e dona de um visual essencial, a Lead foi a responsável pela disparada do segmento scooter no Brasil.
Produzida até 2016, a Lead 110 ainda é uma scooter muito cobiçada, que preserva um alto valor no mercado justamente por qualidades como o amplo espaço sob o banco – o compartimento é capaz de abrigar dos capacetes –, e o padrão Honda de confiabilidade mecânica aliado à grande economia.
O sucesso da Lead escancarou um fato: os brasileiros se apaixonaram pela praticidade oferecida pelas rodas pequenas e a simplicidade da pilotagem, e isso fez a Honda dobrar a aposta, lançando a scooter que seria a recordista em vendas deste segmento: a Honda PCX 150. Lançada em 2013, a PCX elevou o padrão tecnológico das scooters a um nível excepcional. Maior e mais potente do que a Lead 110, mas ainda muito compacta é fácil de tocar, o modelo é o nº 1 em vendas disparado há uma década.
Boa parte do sucesso da PCX vem de seu conjunto mecânico, o moderníssimo motor eSP, com sistema start-stop e alimentação por injeção eletrônica PGM-FI. Hoje em dia a PCX é vista nas ruas de todo o Brasil, quebrando o paradigma que scooter só serviria para ser usada em grandes centros urbanos. Verdadeiro “pau-pra-toda-obra”, virou sinônimo de eficiência e versatilidade.
Hoje a palavra “scooter”, como dissemos no início, está na boca de todos. Quem ainda não teve, vai ter. A Honda é dona detém nada menos do que cerca de 60% do mercado das scooters no Brasil, e oferece o mais extenso line-up de scooters, que parte da econômica e moderna Elite 125, passa pela PCX 160 e suas diversas versões, pelo aventureiro Honda ADV lançado em 2020, pela luxuosa Forza 350 que chegou em 2022 e pelo mais cobiçado de todos, o fantástico X-ADV, equipado com motor bicilíndrico de 750cc e câmbio DCT – Dual Clutch Technology.
Em 2022 perto de 70 mil scooters Honda chegaram às ruas brasileiras, cifra que neste ano deve crescer ainda mais pois, como dito, “quem ainda não teve, vai ter”.