Uma moto trail faz parte do sonho de consumo de uma enorme legião de motociclistas. Trata-se uma das categorias de motocicletas mais vendidas, dona de uma estável fatia de cerca 20% dos emplacamentos no Brasil.
O sucesso deste tipo de moto vem de longe, mais exatamente da década de 1980, quando foi lançada a primeira moto trail Honda no Brasil: a inesquecível XL 250R , logo seguida pela sua irmãzinha XL 125S, motocicletas que ensinaram os brasileiros a valorizar a versatilidade de modelos criados para rodar em qualquer tipo de terreno.
Aliás, a graça das trail é exatamente esta, a possibilidade de encarar pisos ruins com competência, segurança e robustez, e enfrentar “estradas de chão” ou mal pavimentadas. No entanto, a maior parte dos donos de trail roda mesmo na cidade, onde as características das trail são também apreciadas.
Para entrar no mundo das trail quem não é muito experiente ao guidão, ou mesmo quem somente pilotou motos tipo street na vida, tem que lembrar que o melhor é sempre começar com um modelo leve e fácil de conduzir, como por exemplo as Honda NX 160 Bros ou a XRE 190. Quem já tem alguma experiência, ou precisa de uma moto mais parruda, seja porque vai rodar em rodovia e/ou com garupa, tem na Honda XRE 300 uma excelente opção.
Com o tempo ao guidão virá a experiência, hora de montar na tão sonhada moto big trail, a Honda CRF 1100L Africa Twin, que poderá te levar onde você quiser por qualquer tipo de caminho, e capaz de realizar os mais extremos sonhos de aventura ao guidão.
Antes de ingressar no mundo das trail, vale a pena saber o que é uma moto big trail e o que as diferencia de outras motos. Vamos lá:
ALTURA – Por serem projetadas para enfrentar terrenos ruins, as trail tem sempre uma altura do banco em relação ao solo maior do que as motos normais. Tal característica não pode ser desconsiderada, especialmente por quem não tem uma estatura avantajada, uma vez que os menos experientes precisam começar com motos nas quais os pés alcancem o solo com facilidade.
SUSPENSÕES – Mais robustas e com maior curso livre, as suspensões das trail encaram bem as irregularidades, e também são mais macias e confortáveis no uso dia-a-dia, fazendo delas motocicletas indicadas para quem vai rodar muito não apenas em estradas ruins, mas também em cidades esburacadas e/ou levando garupa.
RODAS/PNEUS – O conjunto roda-pneu das trail segue o que o projeto determinou, ou seja, a busca pela resistência. Mais reforçados, são capazes de aguentar melhor impactos, buracos ou mesmo rodar em terrenos enlameados ou cheios de pedras sem te deixar na mão.
DIRIGIBILIDADE – A tocada das trail é diferente. Por causa da maior altura do banco, suspensões mais longas e pneus mistos, as trail exigem uma pilotagem menos agressiva no asfalto. A frenagem das trail deve levar em consideração as características do modelo, que tem o centro de gravidade mais alto, o que não significa menos eficiência, mas apenas uma reação diferente da moto na hora de um imprevisto.
Resumindo, as trail são motos versáteis, que aceitam diversos tipos de utilização. Porém, é importante considerar que outras categorias de motos ou scooters podem ser mais adequadas ao seu tipo de uso e necessidades. E isso quem vai saber determinar com exatidão é… você mesmo e então escolher qual moto trail comprar.