O frequente questionamento dos admiradores do Honda TRX 420 FourTrax 4×4 sobre sua adequação para uso urbano, em vias pavimentadas, tem uma resposta simples: o quadriciclo Honda foi criado especificamente para uso off-road, portanto é absolutamente contraindicado rodar com ele na cidade, em ruas pavimentadas.
No manual do proprietário do FourTrax há enfáticas recomendações para que o quadriciclo seja estritamente utilizado em off-road, portanto rodar em ruas ou estradas asfaltadas significará contrariar o que foi previsto pelos técnicos da Honda na fase de projeto.
Esta restrição pode, para muitos, parecer um purismo de engenheiros, excesso de zelo, e que o desrespeito à recomendação não teria nenhuma consequência negativa, mas não é bem assim…
A Honda sempre busca o melhor padrão de performance e eficiência em todos os seus veículos, e além disso, o mais elevado grau de segurança. No caso do quadriciclo TRX 420 FourTrax, o projeto mirou realizar um veículo com dupla função, recreativa e de auxílio a atividades de trabalho no campo, mas sempre fora de estrada.
Sendo assim, algumas opções técnicas, como por exemplo o tipo de pneu, visaram oferecer excelente performance off-road, mas que são absolutamente inadequadas em vias pavimentadas. Tanto o desenho da banda de rodagem quanto a estrutura da carcaça dos pneus do FourTrax, além da própria pressão recomendada – de apenas 4,4 psi –, evidenciam tal inadequação.
Outra contraindicação do FourTrax é a presença de passageiro na garupa, proibição explicitamente avisada por inscrição no próprio banco. No entanto, alguns desconsideram a mensagem, talvez por causa das amplas dimensões do banco, característica que não visa levar passageiro, mas sim atender uma das mais importantes características da pilotagem dos quadriciclos: permitir ao piloto a possibilidade de deslocar o corpo de maneira ampla, e assim conseguir controlar de maneira eficaz o veículo, que tem características peculiares de equilíbrio.
Apesar de ter quatro rodas, o TRX 420 FourTrax não é um carro, e apesar de ter guidão, também não é moto. Isso indica que sua tocada é diferente de tudo que se move sobre rodas. Some isso a um centro de gravidade elevado, bitolas estreitas e a curta distância entre-eixos para concluir que rodar com o FourTrax em piso de elevado grau de aderência é mesmo um risco elevado.
Boa parte da desinformação relativa ao uso de quadriciclos em vias abertas ao trânsito tem origem na resolução nº 573 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, promulgada no final de 2015, pela qual quadriciclos poderiam ser registrados e licenciados, possibilitando assim o emplacamento e condução por detentores de Carteira Nacional de Habilitação tipo B, a exigida para condução de automóveis. Ainda segundo a resolução, o uso estaria limitado a vias urbanas.
O Honda TRX 420 FourTrax não se enquadra nesta possibilidade, tanto pelas características de projeto mencionadas acima quanto pela ausência de aparatos obrigatórios, tais como sistema completo de iluminação/sinalização e outros aspectos relativos à documentação legal.
Prático, robusto, capaz de divertir e de realizar tarefas importantes no campo ou em regiões litorâneas, o Honda TRX 420 FourTrax é um quadriciclo versátil, cujo desempenho ideal será alcançado apenas se for utilizado respeitando as diretrizes do seu projeto: rodar apenas em off-road e levando unicamente seu condutor.