Alguns pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para a boa qualidade da sua moto. Confira abaixo uma lista com esses cuidados e comece a pensar o que você pode melhorar na relação de uso da sua moto.
Partida:
Na correria do dia a dia, muitas vezes com o motor da moto ainda frio começamos a acelerar. Saiba que isso não é nem um pouco saudável para a sua moto. A grande dica é deixar que a moto atue em marcha lenta por alguns minutos até que atinja mais ou menos 40ºC. Evite sobrecarregá-la exigindo muito dela logo que dá a partida.
Filtros de ar:
Cuide dos filtros de ar e combustível da sua moto, pois é importante que eles sejam mantidos sempre bem limpos. No caso de os itens serem descartáveis, troque sempre que perceber que estão acumulando muito sujeira. Uma boa dica é trocar os filtros descartáveis sempre que andar com a sua moto em locais poeirentos e com muita fuligem.
Bateria:
Esteja sempre verificando a carga da bateria da sua moto e também de solução (quando essa é necessária) para que não haja nenhum tipo de sobrecarga e nem mesmo um esforço demasiado por parte do sistema elétrico da sua moto.
Adaptações:
Atualmente, está na moda fazer adaptações na sua moto como os escapamentos ou rodas. Porém, antes de se empolgar e começar a fazer inúmeras modificações, é importante consultar se a sua moto tem estrutura para isso. No caso de o fabricante não recomendar as adaptações que você está pensando em fazer, não faça.
Não adianta querer fazer uma transformação que a sua moto não suporta. Além do escapamento e rodas existem outros elementos que não devem ser adaptados sem o aval do fabricante. Então, antes de mudar qualquer elemento consulte o fabricante.
Qualidade do combustível:
Abasteça a sua moto apenas em postos de confiança e dos quais você tenha a certeza da qualidade do combustível, pois não dá para arriscar colocar qualquer cosia no tanque da sua moto.