É praticamente um padrão na indústria motociclística batizar seus modelos usando siglas, letras que na esmagadora maioria das vezes são seguidas pela representação da capacidade cúbica do motor, popularmente conhecida como cilindrada, arredondada. Deste modo, um modelo que tem 162,7 cc (ou cm3, dá na mesma), é identificado como CG 160.
Algumas destas siglas de identificação são simples códigos de fábrica, ou abreviação de uma palavra ou de palavras que, de algum modo, identificam o tipo de moto e para que ela serve. Porém, não são todos os que sabem estes significados, que muitas vezes não são óbvios, e por isso valem a pena serem explicados.
Começando pela Honda ADV: o nome oficial é assim mesmo, sem o número que identifica o tamanho do motor. Como sabe a grande maioria, ADV é a abreviação de “Adventure”, palavra do inglês que na nossa língua é significa aventura.
Com certeza a Honda ADV tem um nome bem apropriado ao seu propósito, o de ser uma scooter voltada para a encarar caminhos… aventureiros! Com suas suspensões reforçadas, visual off-road e pneus que mastigam bem tanto o asfalto das ruas como a terra de estradinhas, a Honda ADV tem um nome exato, que entrega exatamente o que ela é e o que ela faz.
Já na motocicleta Honda NC 750X a sigla NC se refere à “New Concept”, novo conceito em inglês, o 750 identifica os 745 cc do motor e o “X”, frequentemente usado em modelos “crossover” (cruzamento em inglês), indica ser ela uma moto capaz de rodar no asfalto e na terra também.
Sobre a Honda NC, vale contar que o tal novo conceito não é uma sigla à toa, mas sim uma verdadeiramente nova maneira de interpretar uma moto. De fato, no começo dos anos 2010 foram lançados três modelos Honda que compartilhavam motor chassi e suspensões, mas tinham endereços distintos.
A NC 700X nasceu crossover, a irmã NC 700S uma street, com pegada mais urbana, e por fim o Honda Integra, uma interessante moto-scooter. Como na indústria automobilística, a Honda se valeu de uma mesma plataforma para criar três veículos distintos, que compartilhavam componentes entre si, mas que entregavam a seus usuários personalidades e estilos diferentes, de crossover, estradeira e scooter.
E por falar em scooter, chegamos à mais vendida – e querida – do Brasil, a PCX. Como no Honda ADV, o nome oficial não traz o tamanho do seu motor, é só Honda PCX mesmo. Isso alguns sabem, mas o que realmente poucos sabem é que as letras PCX tem um significado.
Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.
Na Parte 2 desta série, desvendaremos mais significados da nomenclatura usada nas motocicletas e scooter Honda, e garantimos que vem muita coisa curiosa por aí. Aguarde!