O farol pode mudar de posição por diversos fatores, e saber ajustar esse item em sua motocicleta é essencial. Afinal, em uma viagem mais longa, por exemplo, o farol pode ser a sua única fonte de luz.
Resumindo as etapas, é bem simples ajustar o farol da moto. Você precisa entender o que está ajustando e onde apontar o feixe. Dê uma olhada no manual do proprietário e, em seguida, examine a área do farol para entender o que o manual diz. Geralmente, o ponto de ajuste dos faróis cai em uma das três categorias: Um botão grande ou interruptor elétrico que ajusta o feixe para você, botões pequenos mas expostos, e os ajustadores do tipo parafuso, difíceis de usar e diabolicamente escondidos. Os faróis redondos normalmente giram em torno dos suportes de montagem e tem um pequeno aparelho de ajuste, geralmente abaixo da viga. Este é um dos tipos mais fáceis de usar: gire o parafuso no sentido horário para abaixar o feixe.
Então você pode descobrir que sua moto possui ajustadores expostos que facilitam as mudanças rápidas. Neste caso, girar o ajustador no sentido horário move o feixe do farol para cima. Há outro ajuste, visto apenas dentro da borda inferior da carenagem, que move o feixe da esquerda para a direita.
Finalmente, algumas motos possuem reguladores enterrados. A ideia aqui é que você deve enfiar uma chave de fenda fina por algum pedaço de carenagem e dentro da pequena tomada de plástico. Os dentes da chave de fenda engatarão a roda de metal. Gire de um lado e o feixe se move.
Então, como você deve mirar o feixe? Muitos motociclistas simplesmente se ajustam até que a luz atinja os motoristas que se aproximam e então recuam meia volta. Acredite ou não, existem recomendações oficiais. Encontre um pedaço plano de terra com uma parede branca ou clara em uma extremidade. Coloque a moto entre 5 m e 8 m da parede ou da porta da garagem. Meça do centro do farol ao chão com o nível da moto. Agora vá até a porta da garagem ou parede e marque uma linha na mesma altura acima do solo, e mais 5 cm abaixo. Use um nível para desenhar uma linha de referência horizontal.
Ligue os faróis e suba na motocicleta. O ponto de corte superior do farol baixo deve ficar à direita na linha inferior. Como a maioria das motos possui refletores de alta e de baixa intensidade combinados, definir a altura (e verificar se o feixe está centrado ao longo do eixo longo da moto) é tudo o que é preciso. Mas se você tiver feixes altos separados, faça o centro da luz de alta na linha superior. Aperte tudo não deixe a chave de fenda cutucando a carenagem e aproveite sua viagem!