O ano era 1994. O lugar era o HRB – Honda Research Brasil, uma divisão da Honda dedicada a pesquisas sobre as motos destinadas ao mercado brasileiro, que na época ocupava um discreto prédio na Rua das Flechas, na zona sul de São Paulo. Foi ali que alguém pensou “fora da caixinha”.
Talvez por influência do nome da rua, “Flechas”, tal pensamento acertou um alvo importante. Um não, na verdade muitos, determinando um episódio na história da Honda brasileira que iria mudar os rumos não só do HRB, mas de todo o cenário da motocicleta no Brasil.
Aos fatos: até então este departamento da Honda Brasil se dedicava a tentar entender qual moto os brasileiros gostariam de ter, fazendo pesquisas de opinião e, de vez em quando, sugerindo grafismos, cores, nomes. Mas naquele dia de 1994 – não se sabe qual exatamente – um verdadeiro ato de OUSADIA aconteceu.
A intenção da matriz, no Japão, era a de ampliar a oferta de scooters no Brasil. O Spacy 125 havia sido lançado cerca de um ano antes, mas as vendas não decolavam. A pequena roda dianteira, de 10 polegadas, não estava se entendendo muito bem com o nosso padrão de pavimentação ruim, muitas vezes inexistente. Para os ousados do HRB, no lugar de scooters, o melhor seria desenvolver uma nova motoneta, inspirada na Honda C100 Dream, que era vendida no Brasil desde o comecinho dos anos 1990, mas modernizada no visual e incorporando um porta-capacete sob o banco.
Como fazer isso? Mexendo no projeto da Dream, modelo “assinado” por ninguém menos que Soichiro Honda, que em 1958 deu o pontapé inicial para o gigantesco sucesso mundial da empresa. Essa ideia soava como uma heresia, quase como mudar o texto da Bíblia, mexer na letra de Let it be ou colocar os braços do Cristo Redentor para cima.
Porém, como todos sabemos, loucura e genialidade andam de mãos dadas. E, naquele momento, a tal OUSADIA dos funcionários da Rua das Flechas – encabeçados por Seizo Yano e Luiz Mingione – foi liberada pelo chefe, Shigeaki Hayashi. O projeto teve início, e não sem muitas idas e vindas, questionamentos e dificuldades, mas em pouco mais de três anos fez nascer uma das motos de maior sucesso do Brasil, a Honda C100 Biz.
Neste longo período de 25 anos que separa a primeira Biz até a atual, o modelo virou um patrimônio nacional, espécie de amuleto protetor de todos os motociclistas, homens ou mulheres, que ao guidão da pequena e esperta maquininha ganharam as ruas de todo o grande Brasil.
Do “click” criativo na Rua das Flechas até hoje, a Honda Biz evoluiu, melhorou, ganhou versões, diferentes motorizações, cores e grafismos, mas NUNCA perdeu seu espírito inicial, a genialidade que fez – e faz! – dela uma das motos mais queridas.
Nossa homenagem para a Honda Biz e seus muitos fãs será contar detalhadamente sua história, do primeiro protótipo ao modelo inaugural até chegarmos nas Biz 110i e Biz 125, modelos que preservam todas as qualidades da versão pioneira incorporando o que há de melhor da tecnologia atual. Não perca o próximo capítulo.