Por ser a menor, a mais leve e a mais barata das Honda, a Pop 110i tem atraído uma grande parcela de iniciantes para o mundo das duas rodas. Porém, não é apenas este trio de características – o tamanho contido, o peso pena e o precinho camarada – que explica seu sucesso entre novatos.
Muitos estreantes ao guidão percebem que aprendendo a pilotar a Honda Pop 110i, a passagem para as motos maiores será facilitada, uma vez que a Pop – diferentemente das Honda Biz ou das scooters Elite ou PCX – tem embreagem e câmbio convencional. Ou seja, quem aprende a pilotar bem uma Pop, pula para as Honda CG, Bros, XRE com mais conhecimento.
O “X” da questão está em um importante aspecto da pilotagem que é saber usar a alavanca de embreagem em sincronia com a troca de marchas. A Pop neste aspecto acaba sendo uma escola perfeita, promovendo um aprendizado importante que, como já dito, abre caminho para a pilotagem de motos maiores com mais segurança e controle.
Sem ser exagerado em potência, o motor da Pop 110i também ajuda na hora de manusear a embreagem, e o mesmo vale para o baixo peso e tamanho da moto. Além disso, mesmo no caso de a moto cair no chão, a Pop leva vantagem por não ter tanque exposto para amassar, e as poucas partes plásticas estão bem protegidas de eventuais arranhões.
Mesmo quem não tem grande habilidade e zero experiência na pilotagem de motos, ou até mesmo de bicicletas, experimenta uma agradável sensação de domínio na Honda Pop 110 desde os primeiros metros. Além dos fatores acima citados – peso, potência e tamanho adequado a estreantes –, o banco está bem próximo do solo, o que permite apoiar os pés com facilidade em caso de desequilíbrio.
Pesando apenas 87 kg, com assento a 75 cm do chão e um esperto motor de 7,9 cv de potência a Pop 110i é perfeita para começar a vida ao guidão, isso sem falar do preço, o menor entre o de todas as Honda à venda no Brasil. Então… o que está esperando para entrar no mundo da motocicleta com uma Honda Pop 110i?