A Honda XRE 190 nasceu em 2016 com o objetivo de ocupar a fresta entre a NXR 160 Bros e a XRE 300. Na prática, a XRE 190 ofereceu a mesma facilidade de pilotagem e economia da pequena Bros, mas com um fôlego que permitia encarar rodovias ou vias expressas com uma reserva de potência importante.
Outro fator de diferenciação da XRE 190 pioneira era a frenagem ABS de 1 canal, somente no disco dianteiro, equipamento de segurança que fez do modelo a menor motocicleta Honda equipada com tal dispositivo à época.
A XRE 190 logo foi reconhecida como um modelo importante no lineup da Honda pela capacidade de atender a motociclistas desejosos por uma pequena trail econômica, acessível e fácil de pilotar por sua leveza, mas ao mesmo tempo capaz de enfrentar trechos rodoviários ou roteiros com trechos íngremes. Este perfil permite que ela seja considerada a moto de entrada para o mundo Adventure da Honda.
E foi exatamente em 2020 que surgiu a versão comemorativa SE – Special Edition, com um atraente grafismo no qual grandes letras ADV encimada pela palavra “Adventure” deixavam claro a proposta aventureira da pequena, mas valente, XRE 190.
O sucesso da XRE 190 SE foi tamanho que, a partir de então, o modelo sempre foi oferecido tanto na versão Special Edition como na Standard, esta com grafismos mais simples e custo de aquisição menor, mas com a mesma essência técnica.
Mais de 180 mil XRE 190 foram produzidas de abril de 2016 até agosto de 2024 sem que nenhuma modificação técnica fosse necessária, sendo que a diferenciação entre os modelos nestes oito anos de produção se deu unicamente pelos grafismos e/ou cores.
É consenso entre os donos destas XRE 190 de primeira geração que a receita original os atendia perfeitamente, e que para dar um passo à frente não seria necessário alterar a essência mecânica – motor e chassi – mas apenas dar uma atualizada em suas formas e em alguns detalhes secundários.
Este anseio foi plenamente atendido com a recém-lançada XRE 190 2025, que preservou integralmente a “receita” original, aperfeiçoando-a com uma suspensão dianteira mais robusta, painel evoluído e um design definitivamente mais atual, mas que não rompeu com o querido DNA do modelo, que como dissemos era e continua sendo a porta de entrada no mundo Adventure Honda.