Com novas opções de cores e grafismos, atualizações preservam as características de robustez, baixa manutenção e excelente custo-benefício já reconhecidos pelo mercado
Os anos passam e a Linha CG permanece sendo a motocicleta líder em vendas do mercado brasileiro, posição que assumiu já em seu primeiro ano de comercialização e da qual nunca foi desbancada. De 1976 até 2023, nada menos que 47 anos se passaram, período no qual a Honda CG foi alvo de um incessante processo de aperfeiçoamento, sem nunca perder sua essência de motocicleta sólida, confiável e adequada para as condições do Brasil.
A contínua evolução resultou na atual CG 160, comercializada em quatro versões: Titan, Fan, Start e Cargo, esta última destinada ao uso profissional. Todas compartilham o mesmo motor monocilindro arrefecido a ar, 4 tempos, dotado de comando único no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) e alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite abastecer com gasolina e/ou etanol.
Na parte ciclística, as Honda CG se valem do robusto chassi tipo Diamond de aço estampado, com suspensão dianteira telescópica e traseira com dois amortecedores. A diferenciação entre as versões da CG no quesito ciclística ocorre no sistema de freios: CG 160 Titan, CG 160 Fan e CG 160 Cargo tem disco na dianteira e tambor na traseira e rodas de liga leve, enquanto a CG 160 Start freios a tambor em ambas rodas, que são raiadas. Em todas está presente o sistema CBS – Combined Brake System, que distribui a força de frenagem nas duas rodas quando o pedal de freio é acionado.
Do ponto de vista estético, a versão topo de linha CG 160 Titan se destaca pelas carenagens laterais do tanque diferenciadas, alças para garupa de alumínio e o painel digital Blackout. A CG 160 Fan é a melhor opção custo-benefício por trazer itens idênticos aos da Titan – rodas e sistema de freios – e preço cerca de 8% inferior. A CG 160 Start é a versão de entrada da linha, mas mesmo sendo a mais acessível das CG seu motor, chassi e suspensões são iguais ao das outras versões. A CG 160 Cargo traz o robusto bagageiro de aço cromado, homologado para 20 kg de carga, suspensões reforçadas e o útil cavalete central além do cavalete lateral.