As motos participantes do 4º Honda Customs desfilaram na cidade litorânea de Biarritz, França, onde se realizou o tradicional 2023. Sete minimotos Honda foram criadas através da parceria entre jovens artistas e técnicos de renome, que exploraram as múltiplas possibilidades de estilo no amplo terreno da customização.
Nas edições anteriores do Honda Customs, os modelos-alvo foram a Honda CB 1000R (2019), a Honda CB 650R (2021) e a Honda CMX 500 Rebel (2022). Para a edição 2023, as Honda escolhidas foram duas minimotos ST 125 Dax, duas MSX 125 Grom e três Monkeys. A vencedora será escolhida através de votação virtual da qual você pode participar até dia 8 de agosto de 2023.
AS PARTICIPANTES
Grã-Bretanha
“HOLD ON!” é o nome da MSX 125 Grom, que recebeu um “turbocharger” com injeção de óxido nitroso em seu motor e a balança traseira alongada, o que fez dela uma verdadeira minidragbike. Seus criadores foram os britânicos Matt B (@mattbcustoms), designer, e o veterano preparador Guy Willison (@guywillison).
Espanha
“DRIVING ME MAD” é a ST 125 DAX de Valeria Palmeiro, ou Coco Dávez (@cocodavez), talentosa artista sediada em Madrid, que deu vida a uma colorida versão da DAX, com pneus gigantes e outras alterações técnicas sob supervisão técnica da também espanhola UFO Garage (@ufo.garage).
Áustria
“MONKEY X BUSINESS”, do artista austríaco Boicut e da oficina Titan Motorcycles (@titanmotorcycles), é uma Monkey com visual inspirado nas chopper dos anos 1970, com a suspensão dianteira radicalmente, um guidão estilo “mini-ape” e escape alongado com ponteira rabo de peixe.
Portugal
“FURIOSA” é a ST 125 DAX da designer portuguesa Tamara Alves e do preparador Claudio Sousa, da Art On Wheels Garage (@artonwheelsgarage) de Sintra. Com visual “Rat Bike”, muita ferrugem e personalidade, a Furiosa traz um clima pós-apocalipse ao Honda Contest.
França
“TOKYO” é a coloridíssima Monkey do artista francês Grems (@insta_grems) e do preparador George Woodman (@georgewoodman64). O visual pop-art, de cores vibrantes em padrões abstratos, fazem dela uma competidora nada discreta.
Itália
“LET’S GROM” é a criação de Franceso Marchesani produzida em parceria com Alex Polita (@alexpolita53). A MSX 125 Grom da dupla tem como característica o graffiti artístico no tanque e detalhes mínimos em termos de alterações técnicas.
Alemanha
“MANJUSHAGE” é a Monkey de artista Lana (@lanaarts23) e do técnico Maximilian Zech, da concessionária Honda de Frankfurt (@hondamotorrad_de). Trata-se de uma café racer com escape Yoshimura, amortecedores traseiros racing e detalhes gráficos caprichados, como os lírios (Manjushage em japonês) no tanque.