Desde que se instalou no Brasil como importadora, em 1971, a Honda lançou as bases de seu sucesso através de uma atitude aparentemente simples, mas fundamental: a qualidade de seus serviços pós-venda.
Pode parecer estranho, mas ainda hoje – e principalmente há mais de 50 anos atrás – oferecer aos clientes um bom tratamento, seja no que diz respeito à manutenção da motocicleta como na venda de peças, acessórios ou mesmo esclarecer simples dúvidas, é um fator diferencial, quando na verdade deveria ser simples obrigação.
A Honda sempre soube que projetar e construir as melhores motos e scooters do planeta era apenas metade de sua missão, e que os 50% restantes viriam depois, justamente na prestação dos serviços pós-venda.
Dar segurança aos clientes Honda nunca significou unicamente oferecer modelos que freiam bem, tem boa estabilidade e grande resistência. Para a empresa – que a partir de 1976 se instalou como fabricante em Manaus, AM – segurança inclui que cada concessionária Honda funcione como uma real extensão da fábrica, sendo capaz de resolver qualquer tipo de manutenção ou ajuste necessário, tanto decorrente do natural uso do veículo como também de episódios menos comuns como tombos, colisões e danos em geral.
A liderança da Honda no mercado de brasileiro de motocicletas, conquistada praticamente no mesmo instante em que “pisou” no Brasil é, portanto, fruto de uma filosofia de respeito ao cliente, da consciência de que não adianta fazer motos excelentes se não for possível oferecer também os melhores serviços pós-venda através das concessionárias autorizadas da marca.
Aliás, o que muitos não sabem é que as concessionárias Honda são, como o próprio nome indica, concessões: são de propriedade de empresários que conquistam o direito de representar a marca, vendendo modelos e prestando serviços de manutenção com exclusividade. Resumidamente, é uma parceria de grande responsabilidade, na qual a Honda se empenha em prestar todo o treinamento necessário e dar condições para que em cada local onde haja um luminoso “HONDA”, os serviços tenham o elevado padrão exigido pela fabricante.
O investimento realizado tanto por parte da Honda como de suas parceiras, as concessionárias, garante a continuidade da fama de melhor prestadora de serviços pós-venda da indústria da motocicleta no Brasil, o que significa não apenas a confiabilidade dos serviços prestados, mas também outros importantes aspectos como por exemplo o menor índice de depreciação e a grande liquidez de qualquer Honda, moto ou scooter.
Enfim, ter uma Honda não é apenas a alegria de ter o melhor em termos de tecnologia, modernidade e qualidade construtiva: é também a certeza de contar com a melhor e mais difusa assistência técnica, com disponibilidade de componentes e pessoal capacitado para manter sua moto ou scooter como se tivesse saído da fábrica ontem.