NOVIDADES

MOTOPEL HONDA

6 cuidados com a moto que você não pode negligenciar nunca

Se você é motociclista, sabe da vontade de subir na moto e sair por aí pilotando sem rumo quando chega o final de semana. Nada como a sensação de deixar o estresse da semana para trás e sentir o vento no rosto, aproveitando a adrenalina que só tem quem viaja sobre duas rodas.

Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante lembrar de alguns cuidados com a moto que você não pode deixar de ter. Afinal, seu objetivo é pilotar com tranquilidade e segurança, sem problemas inesperados.

Por isso, fizemos uma lista com 6 dicas para que você mantenha a saúde da sua moto sempre em dia e aproveite ao máximo o que ela pode te oferecer. Confira!

1. De olho no motor

Fique atento ao coração da sua moto. O motor deve estar sempre em bom estado, independentemente se você usa para trabalhar diariamente ou apenas nos fins de semana para passear.

Para começar, faça as trocas de óleo no tempo e quilometragem indicados pelo fabricante. Normalmente, esse intervalo varia entre 1.500 e 3.000 km. A boa lubrificação do sistema é essencial para evitar danos ao seu funcionamento.

Fique atento também a qualquer ruído estranho durante a pilotagem. Se for o caso, leve ao mecânico para conferir se está tudo em ordem.

2. Verifique os freios

Tanto em caso de lona, pastilha ou ABS, é importante estar sempre atento ao funcionamento dos freios. Confira regularmente o desgaste das pastilhas ou da lona. Uma boa condução é essencial para a conservação do sistema de freio, por isso tenha cuidado com paradas bruscas ou demora para substituição de pastilhas desgastadas.

A sua segurança depende das boas condições desse sistema.

3. Parte elétrica

Falhas na hora de dar a partida podem significar que sua bateria já não está tão boa. Fique atento a este e outros sinais de que pode estar na hora de trocá-la. Farol falhando ou lâmpadas de sinalização queimando podem ser outras dicas de que é bom fazer a substituição.

Observe também as luzes. Dirigir com seta ou luz de freio queimada é infração e pode causar multa, além de comprometer a sua segurança no trânsito.

4. Limpeza

Não se trata apenas de cuidar da aparência da moto. A limpeza é parte essencial do bom funcionamento do sistema. Lave a moto regularmente para evitar o acúmulo de resíduos, como areia ou terra na corrente e outros pontos que podem ser danificados.

Após lavar, limpe a corrente utilizando querosene e lubrifique-a novamente. Faça isso, no mínimo, a cada 1.000 km. É importante também ajustá-la para evitar folga.

5. Conservação e outros cuidados com a moto

Além da limpeza, manter a moto em bom estado é algo essencial para que ela esteja sempre rodando sem imprevistos. Portanto, faça as revisões no tempo certo e troque as peças indicadas pelos profissionais responsáveis.

Conhecer um mecânico de confiança é como ter um médico sempre pronto para atender às suas necessidades. Não deixe sua moto na mão e ela não deixará você!

6. Seguro para motos

Mesmo estando em dia com esses cuidados, eventualmente um incidente pode causar danos inesperados. Nessa hora, é melhor estar amparado por um bom serviço de apoio.

Procure um seguro de qualidade por um preço justo e garanta atendimento 24 horas para problemas mecânicos ou até ressarcimento em caso de furto ou roubo.

Fonte: Patrick Faria –  Suhai

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite agora mesmo a sua cotação

Nome Completo*
Telefone*
E-mail*
Modelo*

Solicite agora mesmo a sua cotação

Nome Completo*
Telefone*
E-mail*
Modelo*