Qualquer que seja o tipo de moto que você tenha, o motor dela depende apenas de combustível para funcionar, certo? Errado! Na verdade, motores a combustão, sejam eles a diesel, gasolina, etanol ou “flex”, precisam da mistura de ar+combustível, na qual a proporção de ar deve sempre ser bem maior do que a do líquido. E é aí que entramos no assunto deste post: as vantagens da moto com injeção eletrônica de combustível sobre a moto carburada para realizar essa verdadeira mágica cujo resultado é a mais exata proporção de ar+combustível.
A injeção eletrônica é um sistema moderno, que praticamente extinguiu da face da Terra o bom e velho carburador de moto, que, na verdade, pouco tinha de bom e muito tinha de velho. Tecnicamente, a injeção eletrônica e o carburador fazem a mesma coisa, misturam o ar com combustível na proporção correta para alimentar a câmara de combustão, onde a mágica explosão dessa mistura impulsiona o pistão… que movimenta o virabrequim… que faz girar o câmbio e… na sequência… move a roda traseira!
Mas você sabe o que é o carburador de moto?
O carburador era um componente essencial das motos até poucos anos atrás. Existe desde que o motor a combustão foi inventado, mas um dia alguém criou o sistema de injeção eletrônica, muito mais preciso, e isso resultou na morte do carburador. Foi um choque! O medo era: será que a nova tecnologia seria confiável? Afinal, qual a diferença entre moto carburada e injetada? Mas Oo tempo se encarregou de comprovar que sim. Aliás, a confiabilidade da injeção é, de longe, uma de suas maiores qualidades.
Quando falamos sobre qual a função do carburador da moto, é importante saber que Uum bom carburador, novinho e bem regulado, funciona quase perfeitamente. O “quase” fica por conta de algumas características: por atuar mecanicamente para gerar o “spray” de ar+combustível, exige regulagens precisas, fator que depende tanto de um mecânico experiente no assunto como do estado do carburador e sua correta manutenção. Com o tempo, como qualquer componente mecânico, o carburador se desgasta e, então, a precisão vai para o espaço.
Carburador versus injeção eletrônica
As deficiências do carburador não acabam mesmo se bem regulado e novinho: o funcionamento pode ser afetado por fatores externos, como temperatura e pressão atmosférica. Portanto, aquele carburador superafinadinho, que faz o motor funcionar perfeitamente em São Paulo, cidade que fica a uma altitude de cerca de 800 metros acima do nível do mar, pode não funcionar tão bem em Santos, cidade no litoral, que fica a meros 70 km de distância, mas onde a pressão atmosférica é maior por estar ao nível do mar. Fora isso, há a questão das impurezas no combustível: todos sabem que o carburador sujo faz a moto falhar, e mesmo os melhores filtros de combustível têm suas limitações em conter essas impurezas.
Já a moto injetada se adapta a diferentes qualidades de combustível, pressão atmosférica e temperatura ambiente (cuja variação também afeta o funcionamento do carburador). Seu funcionamento é comandado por uma ECU – Electronic Control Unit –, que “lê” a informação dada por diversos sensores, o mais famoso deles é a sonda lambda, que analisa os gases que saem da câmara de combustão. Deste modo, o sistema está sempre se ajustando automaticamente, independentemente de onde estiver, em que clima e a qualidade do combustível.
Aliás, foi a injeção eletrônica que permitiu o surgimento do motor flex. Além disso, o sistema de injeção praticamente não tem desgaste por ter um número mínimo de partes móveis e não exigir nenhum tipo de manutenção que obrigue a minuciosa desmontagem e/ou troca de componentes.
A Honda criou um avançado sistema de injeção eletrônica de combustível, o PGM-FI – Programmed Fuel Injection. O sistema é tão bom que equipa todas as motocicletas da marca, da pequena Honda Biz 125Honda Biz 125 à gigante GL 1800 Gold WingGL 1800 Gold Wing, com a mesma competência, precisão e confiabilidade. Uma moto com PGM-FI sempre será uma moto mais econômica e menos poluente, exigindo pouca manutenção específica e oferecendo maior regularidade de funcionamento ao motor.
Tá com saudade do carburador? Pode até ser, mas só no caso de você ser um motociclista apaixonado pelas máquinas antigas e ter tempo de sobra para passar mais tempo na garagem ou oficina do que rodando com sua moto!
Em resumo, a injeção eletrônica oferece uma série de vantagens em relação ao carburador, como maior precisão na mistura ar-combustível, menor consumo de combustível, menor emissão de poluentes e menor necessidade de manutenção. Embora o carburador tenha seu charme para os entusiastas de motos clássicas, gerando dúvidas sobre “moto carburada ou injetada”, a injeção eletrônica se mostra como a tecnologia mais eficiente e confiável para os motociclistas modernos.