A queridinha do Brasil, simplesmente o veículo a motor mais vendido do país! Sim, estamos falando da Honda CG, que lançada há 48 anos imediatamente se tornou – e continua sendo! – a moto favorita dos motociclistas brasileiros.
Como não poderia deixar de ser, a CG faz parte das novidades da Honda preparadas para este intenso 2024, ano que será lembrado na história da indústria motociclística nacional pela profunda renovação dos modelos.
A família CG, composta pela Honda Titan, Honda Fan, Honda Start e Honda Cargo, chega à sua 10ª geração com importantes atualizações técnicas e estéticas, dando continuidade ao constante trabalho de aperfeiçoamento de produtos que estão no DNA da Honda desde sua fundação.
Abaixo, conheça as principais características das novas CG 160:
Motor CG 160 – A “alma” da CG, o motor é o mesmo em todas as versões – Cargo, Start, Fan e Titan. Trata-se do consagrado monocilíndrico OHC alimentado pelo sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne. A potência é de 15,1 cv com etanol e 14,9 cv com gasolina, e o torque máximo é de 1,54 kgf.m com etanol e 1,40 kgf.m com gasolina. As CG 160 2025 atendem ao PROMOT 5, e assim estão mais “limpas”, amigas do meio ambiente e mais silenciosas, já que a legislação tem como objetivo não só diminuir as emissões de gases, mas também as de ruído.
Nova ciclística – Foi na parte ciclística o grande salto de qualidade das CG 160 desta nova geração, marcada pela nova suspensão dianteira, mais robusta, com tubos de 33 mm (a suspensão anterior tinha 32 mm). Também a suspensão traseira recebeu aperfeiçoamento, através da nova balança de suspensão com tubo de perfil retangular. Tais modificações tornaram as suspensões mais preparadas para enfrentar pisos de pavimentação ruim sem prejuízo da dirigibilidade, além de melhorar a precisão e a estabilidade da moto em curvas.
Quanto ao chassi das motos, permanece o berço duplo de aço, famoso pela sua resistência. Outra grande novidade da família CG 2025 é que todas as versões possuem rodas de liga leve, assim como os freios na dianteira são a disco. Na versão topo de linha, CG 160 Titan, estreia o sistema antitravamento ABS (Anti-lock Brake System) na dianteira e o freio a disco na traseira. Nas demais versões, a frenagem se vale do CBS (Combined Brake System), com disco na frente e tambor na roda traseira.
Novo design – Todas as CG estão de cara nova. O tanque metálico é protegido integralmente por proteções plásticas, recurso que permitiu grande ousadia no design. As Honda CG ficaram mais agressivas, com porte de moto grande. A Titan, Fan e Start contam com um novo painel com indicador de marcha engatada e de consumo, que é tipo Blackout na Titan e Fan. A Titan conta com porta USB-C, equipamento de série, e na Fan tal componente é opcional. Outra inovação na Titan, Fan e Start são as alças na rabeta, de resina, enquanto as pedaleiras para garupa agora são de alumínio. Grande novidade são os LEDs no farol e na rabeta, de novo desenho na Titan e Fan, enquanto na Start o LED é exclusivo da lanterna traseira.
Quer mais novidades? A Honda Titan, a Honda Fan, a Honda Start e a Honda Cargo formam um quarteto que, nesta 10ª geração, está ainda mais capacitado para atender seus diferentes tipos de clientes.
A profissional Cargo ganhou nova calibragem na suspensão dianteira, cavalete central e amplo porta-bagagem. A Start deu um espetacular pulo em termos de especificação e visual, ganhando rodas de liga leve e freio a disco na dianteira. Já as cobiçadas motos Fan e Titan evoluíram fortemente através da iluminação por LED no novo farol e na lanterna, além do design que as coloca em outro patamar.