Você já viu aqui no Blog Asas da Liberdade como participar Consórcio Honda (Parte 1) e como acontecem as assembleias (Parte 2). Certamente já deve ter preenchido todo o cadastro no site, ter escolhido sua moto (ou scooter!), o plano e prazo mais adequado para suas necessidades. Pagou a 1ª parcela, claro, e não vê a hora de participar de uma assembleia!
Sua “primeira vez” na assembleia do consórcio vai ser como todas as outras “primeiras vezes” de sua vida, que nunca se esquece. A ansiedade e expectativa estarão em nível extremo e o motivo é simples: a possibilidade de, logo de cara, você realizar o sonho de conquistar uma moto zero tendo pago apenas uma única parcela não é pequena.
Fato: uma das grandes vantagens do consórcio é a de possibilitar a sortudos realizar o sonho de ter um moto ou scooter novinhos em folha de maneira rápida, com um desembolso de pouquíssimos reais. Porém, se você não se considera uma pessoa de sorte, não desanime. Outra boa vantagem dos consórcios é a quantidade de chances a cada assembleia, como por exemplo a de poder dar lances, e assim conquistar meio na marra sua moto ou scooter.
São dois os tipos de lances admitidos nas assembleias: o livre e o fixo. O lance livre, como o próprio nome indica, não tem limite de valor, e é indicado para quem tem uma boa reserva de dinheiro e enxerga o consórcio como uma maneira de financiar uma parte do bem sem ter que recorrer a um banco. Em geral, nas primeiras assembleias, os lances livres costumam ser elevados, mas à medida que os meses passam o valor dos lances livres vencedores diminui.
É importante lembrar que cada plano do Consórcio Honda estabelece um número, determinado em contrato, de cotas a serem contempladas a cada assembleia, e a grande maioria é reservada justamente ao lance livre. Já na opção lance fixo todos participam, com valor percentual pré-estabelecido. As cotas contempladas serão aquelas cujo número do cotista se aproximar mais ao numero da cota contemplada em sorteio. Exemplificando: se o sorteio indicar que o consorciado vencedor é o cotista número 13, os de números 14 ou 12 são os preferenciais.
Enfim, como vimos nesta série de três partes, o Consórcio Honda é um caminho bem curto entre você e sua moto – ou scooter – 0km. Não tem desculpa: se você quer realizar o sonho de ter uma moto que acabou de sair da fábrica, novíssima, o caminho mais fácil é esse…