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Ferramentas: o kit básico da mecânica de moto

Ter uma motocicleta te dá muitos direitos – o do prazer na pilotagem, o de economizar tempo e dinheiro nos deslocamentos, entre muitos outros. Mas, e os seus deveres para com ela? Sua moto cobra, sim, algum tipo de reconhecimento pelo que ela te oferece, entre eles manter os documentos em dia para ela não “ir presa”, cuidar da limpeza e aparência de sua máquina e, claro, realizar manutenções periódicas.

Para muitos motociclistas a questão relativa à mecânica da moto é resolvida de maneira óbvia: na oficina da concessionária de confiança, deixando toda a tarefa relacionada ao bem-estar da motocicleta nas mãos de quem sabe o que faz. Porém, não são poucos os que se consideram capazes de realizar alguns procedimentos de manutenção básica, como por exemplo trocar uma lâmpada, limpar os polos da bateria, lubrificar a corrente de transmissão e ajustar sua tensão.

Certamente, esta última é uma das mais importantes operações, exigindo mais do que habilidade, uma boa dose de atenção ao procedimento – descrito com precisão no manual do proprietário. Além disso, é necessário também ter local adequado e, o que mais? Elas, as ferramentas!

Toda motocicleta vem com um estojinho de ferramentas básicas, todavia elas são apenas um “quebra-galho”. Em função do pouco espaço, as ferramentas que acompanham as motos são somente as essenciais, para serem usadas em uma emergência. Para realizar uma operação como a do ajuste da tensão da corrente, o ideal é ter ferramentas mais parrudas, e a primeira delas é a chave de boca. Na Honda CG a medida da porca é 17mm tanto no eixo da roda dianteira quanto na traseira, mas tal medida varia de um modelo de moto para outro.

De fato, ter um jogo de chaves de boca de boa qualidade, de medidas compatíveis com as das porcas de sua motocicleta, é uma grande iniciativa para quem deseja cuidar de sua moto. Além de chave de boca de tamanho grande para a porca dos eixos de rodas, são fundamentais outras medidas como a 10, 12 e 14mm. Some à estas chaves de boca um bom conjunto de chaves de fenda e de chaves Philips, de tamanhos variados.

Outro bom investimento, caso sua moto não tenha cavalete central, é comprar um dos muitos suportes específicos para motos disponíveis no mercado, já que para o sucesso da operação de ajuste da tensão da corrente é melhor que a roda traseira fique suspensa do solo.

Alicates também fazem parte do kit indispensável: um trio deles – de pressão, de bico fino e o universal – completam o mínimo básico para tornar possível realizar pequenos ajustes/manutenções. Com essas ferramentas à mão, sua garagem não chegará nem aos pés do box do HRC – Team Honda de Marc Márquez, mas será um ótimo primeiro passo para aqueles que curtem não apenas usar motocicletas mas também de cuidar bem delas.

FONTE: honda.com.br

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