Imagine sua Honda sendo fabricada. Tudo começa com um “esqueleto”, o chassi, que à partir do momento que entra na linha de montagem – um percurso de uma centena de metros – vai recebendo componentes de vários tipos, instalados por mãos habilidosas e treinadas.
Parte elétrica, partes plásticas, tanque, suspensões, rodas e motor, que chega montadinho, vindo de outra linha de montagem. Ponto em comum entre tudo isso? Tudo é novo, tudo perfeito, impecável. Um projeto que da prancheta (hoje a tela de um computador) à montagem, foi pensado para ser ideal, e resultar em uma motocicleta excelente, eficiente e sobretudo durável.
Esta excelência será eterna? Claro que não! Os quilômetros rodados trazem o desgaste natural, assim como o próprio tempo, seja o cronológico – contado em horas, dias, anos –, ou o climático, o efeito nocivo da umidade, do sol, da chuva e tudo mais. Porém, é possível estender ao máximo a já excelente durabilidade de sua Honda, e para tal a receita é simples: manutenção cuidadosa e elas, as peças originais.
Consideração óbvia: sua motocicleta, quando saiu da linha de montagem, era um concentrado de peças originais. Aquela perfeição da moto zero km só pode ser preservada caso você seja radical, e não abra mão do componente da caixinha vermelha, aquele que tem o logotipo da Honda, vendido no balcão de peças das concessionárias autorizadas.
Qual a diferença da peça original Honda para a peça do mercado paralelo? Ele, sua majestade, o controle de qualidade. Pense bem, as motocicletas Honda são as mais duráveis do mercado, e isso se explica em boa parte pelo criterioso padrão de qualidade exigido pela marca em todos os níveis, do projeto à montagem passando, obviamente, pela especificação dos componentes.
Muitos são fabricados pela própria Honda, e outros tantos são adquiridos de fornecedores. Estes devem atender um rigoroso critério de qualidade, o que invariavelmente implica em melhor adequação e durabilidade. Você pode até considerar que velas de ignição ou pastilhas de freio, por exemplo, não precisam ser adquiridas na concessionária, uma vez que sabe que a marca X ou Z de tais componentes é “fornecedor da Honda”. Porém, o que você talvez não saiba é que para receber o carimbo “Peça Original Honda”, qualquer componente passa por uma criteriosa padronização e, claro, um controle de qualidade muito mais apurado.
É este elevado nível de excelência que justifica um custo eventualmente maior, mas que sem dúvida compensa. Não se trata de desperdício, mas sim do contrário, obter um componente de maior durabilidade e que, como dito no início, deixará sua Honda sempre nova, como se fosse 0KM.
FONTE: Honda.com.br