A história da motocicleta mais vendida do Brasil, a Honda CG, é pontilhada de aperfeiçoamentos que deram ao modelo uma constante evolução tecnológica e estilística, qualidade esta que o fez cruzar décadas no 1ª lugar das preferências dos motociclistas.
Com mais de 14 milhões de unidades produzidas, este invejável status espelha o acerto das escolhas da Honda, que desde a primeira CG 125, lançada em 1976, estabeleceu um padrão rígido no qual a excelência do projeto foi fielmente seguida por um rígido controle de qualidade na fabricação, sem esquecer de um detalhe importante: oferecer versões do modelo diferenciadas entre si, com o objetivo de atender aos clientes de modo mais preciso.
Um exemplo desta filosofia é a Honda CG Start, versão nascida em 2015 para ser a mais acessível da família, mas que nem por isso abriu mão das qualidades técnicas que são patrimônio da família CG desde sempre. Inicialmente equipada com o motor de 150 cc, a CG Start foi imediatamente reconhecida como ideal para os que queriam gastar o mínimo levando para casa o máximo: de fato, desde seu lançamento, componentes essenciais como motor – que se tornou 160 cc em 2016 – e chassi sempre foram idênticos aos utilizados na mais elaborada das CG, a Titan.
Nesta história de sucesso que já dura oito anos, nada menos do que 609.981 Honda CG Start foram produzidas até julho de 2022 (91.748 delas com motor 150 cc), cifra que explicita a aceitação desta versão que traz itens diferenciados, voltados a quem deseja simplicidade, mas não quer abrir mão da eficiência.
Para 2023 a Honda CG 160 Start traz como novidade a cor Azul Perolizado, que se une às tradicionais Vermelho e Preto, completando o trio de opções disponível para esta versão. No âmbito técnico/estilístico não ocorreram modificações, permanecendo a CG 160 Start 2023 com linhas limpas, que por ocasião da renovação de 2022 recebeu nova carenagem frontal e painel.
O consagrado motor 160cc com tecnologia FlexOne segue inalterado assim como o chassi de aço estampado com arquitetura tipo Diamond. Completa a parte ciclística a robusta suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork), a traseira com conjuntos amortecedor-mola de dupla ação (com possibilidade de regulagem na carga da mola em cinco posições) e o sistema de frenagem com sistema CBS – Combined Braking System. Exclusividade da CG 160 Start são as rodas raiadas com aros de aço “Black Chrome” dotadas de freios a tambor, com 130mm de diâmetro.
A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. A versão estará disponível nas concessionárias Honda de todo o Brasil à partir de setembro.