O Brasil é o país do off-road. Esta afirmação pode parecer exagerada, mas a verdade é que são poucos os lugares no mundo onde é tão fácil pegar uma moto e fazer uma trilha.
Foi no comecinho dos anos 1970 que os brasileiros começaram a tomar gosto pelo off-road, ou fora de estrada, tanto faz. A Honda, atenta a este fenômeno, sempre teve em seu catálogo diversas motos adequadas para a diversão em estradas sem pavimentação.
De um modo geral, o que torna uma moto boa para fazer uma trilha são os pneus – projetados para rodar na terra – e suspensões mais robustas, além de detalhes ergonômicos como a largura do guidão, a distância livre do motor em relação ao solo e a resistência de componentes aos tombinhos, que fazem parte do dia a dia de quem faz trilha.
Modelos como as Honda NXR Bros e XRE encaram bem a tarefa de rodar na trilha, e o mesmo vale para a CRF 1100L Africa Twin. No entanto, estas motos – apesar de competentes quando o tema encarar vias sem pavimentação –, perdem em performance para a Honda a moto de trilha mais indicada para quem quer começar: a CRF 250F.
Esguia, leve, fácil de pilotar e capaz de enfrentar os mais difíceis percursos, a CRF 250F é a motocicleta ideal para aqueles que querem praticar off-road com uma máquina 100% projetada para a trilha.
Chassi de aço reforçado, suspensões robustas que oferecem longo curso, rodas calçadas com pneus Pirelli Scorpion XC específicos para uso fora de estrada se aliam a um motor forte no duplo sentido da palavra, resistente e capaz de encarar trechos íngremes.
Pesando apenas 114 kg a seco, a CRF conta com um potente sistema de freios a disco nas duas rodas, e uma carroceria pensada para sofrer danos mínimos na eventualidade de uma queda. Completa o conjunto uma ergonomia inspirada nas mais sofisticadas motocicletas de competição da Honda.
Aliás, a Honda CRF 250F foi campeã por dois anos consecutivos da Categoria Brasil do Rally dos Sertões, e de outras competições. Isenta de pagamento de IPVA e de licenciamento, a CRF 250F é a motocicleta ideal para quem quer começar da melhor maneira possível no mundo do off-road, seja para competir ou simplesmente para o lazer.