A Honda anunciou recentemente o E-Clutch, sistema de controle automático de embreagem que opera em transmissões convencionais. O objetivo da nova tecnologia é facilitar a pilotagem, tornando a realização de diferentes operações que envolvem a condução de uma motocicleta simplificada – a saída, passagem e redução de marchas e parada –, sem que o piloto seja obrigado a atuar manualmente na alavanca de embreagem.
O E-Clutch é um sistema diferente de outros já adotados em motonetas e scooters Honda tais como a Biz ou a PCX. No caso da Biz, a embreagem é acionada pelo próprio pedal de câmbio, não existindo a alavanca no punho esquerdo. Já nas scooters, o sistema é o CVT – Continuous Variable Transmission, que não dispõe efetivamente de uma embreagem convencional, sistema que é substituído por polias e correia que, quando em movimento, alteram a relação de transmissão.
Já o E-Clutch preserva a embreagem convencional – inclusive mantendo a alavanca para operação manual –, mas disponibiliza opção de simplesmente relegar a operação da embreagem, e consequente mudança de marchas, ao sistema controlado eletronicamente.
Com este dispositivo inovador a Honda pretende que motocicletas dotadas de câmbios multimarchas possam ser utilizadas com maior facilidade por pilotos novatos, sem grande experiência ao guidão, que assim poderão se concentrar na diversão derivada da condução e desenvolver de modo mais direto habilidades em outros aspectos como curvas, frenagens e posicionamento ideal em ruas, avenidas e rodovias.
O projeto do Honda E-Clutch determinou objetivos fundamentais entre os quais a leveza do sistema e dimensionamento contido, além da possibilidade de instalação sem grandes alterações em motores já existentes. A previsão é de que, gradualmente, o Honda E-Clutch passe a equipar grande parcela dos modelos dotados de câmbio convencional, como apresentado no teaser.