75. 2102-2200

Logo Motopel Honda - Lider em venda de motos Honda na Bahia

NOVIDADES

MOTOPEL HONDA

Honda eSP: a tecnologia das scooters PCX e Forza

O sucesso da scooter Honda PCX é inegável, e muito disso se deve a tecnologia empregada especialmente em seu motor. Três simples letrinhas resumem uma nova geração de motores – eSP – que estreou no Brasil na PCX e mais recentemente ganhou reforço através da novíssima Forza.

O que significa eSP? É a abreviação de Enhanced Smart Power, que em uma tradução livre do inglês para o português significa algo como Potência Inteligente Aperfeiçoada, que é justamente o que este tipo de motor entrega através de durabilidade, desempenho, economia e funcionamento suave e silencioso, praticamente isento de vibrações.

Para alcançar estas qualidades o eSP se valeu de diversas tecnologias que merecem ser mencionadas. Um elemento muito importante nos motores eSP são os balancins, pequenas peças que atuam no acionamento das válvulas de aspiração e exaustão. O novo desenho destes componentes reduziu seu tamanho, peso e índices de atrito, o que elevou a durabilidade e eficiência no sistema.

Com este tipo de balancins foi possível projetar um cabeçote e uma câmara de combustão bem compacto. Considerando que em uma scooter o torque é uma característica fundamental, fazer com que o trajeto da mistura ar-combustível seja o mais direto possível favorece a geração de um fluxo forte, e excelente resposta ao acelerador em baixas e médias velocidades.

Outra “mágica” do motor eSP é o cilindro deslocado em relação ao virabrequim, cuja superfície externa recebeu ranhuras que melhoraram a refrigeração e com isso reduziram deformações durante a operação. A isso se soma um pistão leve, que pela menor inércia favorece as respostas rápidas ao acelerador. Com a redução do peso de peças móveis, as típicas vibrações dos motores monocilíndricos foram radicalmente diminuídas, melhorando a durabilidade do motor e conforto. No virabrequim, um novo tipo de rolamento favoreceu a maior rigidez do componente e, por consequência, um layout mais compacto do cárter.

O sistema de refrigeração líquida nos motores eSP também foi inovado através da integração do radiador ao lado direito do motor, com ventoinha acoplada, o que favoreceu a eficiência do sistema e um dimensionamento mais compacto e leve.

No âmbito da transmissão, o sistema CVT dotado de uma correia tipo V-Belt com especificação de alta elasticidade proporciona uma aceleração forte e progressiva até as faixas mais altas de rotação. A potência do motor é transmitida de forma eficiente para as rodas traseiras da região parcial com baixa abertura do acelerador para a região de alta carga com aceleração total. A correia de transmissão usa uma borracha de alta elasticidade recém-desenvolvida para garantir durabilidade e transmissão eficiente da força motriz.

Enfim, com os motores eSP objetivos importantes em termos de redução de consumo, aumento de potência e torque e contenção de emissões de CO2 foram alcançados, e por consequência uma ampla aceitação pelos consumidores, beneficiados pela qualidade da tecnologia Honda, nº1 no Brasil e no mundo.

COMPARTILHE:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Escolha a Concessionária

Informe a concessionária que deseja obter a melhor oferta!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Já Vai? Confira algumas ofertas!

Na Motopel você encontra acessórios originais Honda para você e sua moto. Temos uma variedade de itens para a sua segurança como capacetes, luvas, jaquetas, joelheiras, botas, coletes, cotoveleiras, mochilas e muito mais.

Informe seu dados

Nome Completo*
Telefone*
E-mail*

Solicite agora mesmo a sua cotação

Primeiro Nome*
Sobrenome*
Tipo de Documento*
Número do CPF ou CNPJ*
E-mail*
Celular*
Modelo
Loja*
Aceito Receber Comunicação via Email
Aceito Receber Comunicação via Celular