O sucesso da scooter Honda PCX é inegável, e muito disso se deve a tecnologia empregada especialmente em seu motor. Três simples letrinhas resumem uma nova geração de motores – eSP – que estreou no Brasil na PCX e mais recentemente ganhou reforço através da novíssima Forza.
O que significa eSP? É a abreviação de Enhanced Smart Power, que em uma tradução livre do inglês para o português significa algo como Potência Inteligente Aperfeiçoada, que é justamente o que este tipo de motor entrega através de durabilidade, desempenho, economia e funcionamento suave e silencioso, praticamente isento de vibrações.
Para alcançar estas qualidades o eSP se valeu de diversas tecnologias que merecem ser mencionadas. Um elemento muito importante nos motores eSP são os balancins, pequenas peças que atuam no acionamento das válvulas de aspiração e exaustão. O novo desenho destes componentes reduziu seu tamanho, peso e índices de atrito, o que elevou a durabilidade e eficiência no sistema.
Com este tipo de balancins foi possível projetar um cabeçote e uma câmara de combustão bem compacto. Considerando que em uma scooter o torque é uma característica fundamental, fazer com que o trajeto da mistura ar-combustível seja o mais direto possível favorece a geração de um fluxo forte, e excelente resposta ao acelerador em baixas e médias velocidades.
Outra “mágica” do motor eSP é o cilindro deslocado em relação ao virabrequim, cuja superfície externa recebeu ranhuras que melhoraram a refrigeração e com isso reduziram deformações durante a operação. A isso se soma um pistão leve, que pela menor inércia favorece as respostas rápidas ao acelerador. Com a redução do peso de peças móveis, as típicas vibrações dos motores monocilíndricos foram radicalmente diminuídas, melhorando a durabilidade do motor e conforto. No virabrequim, um novo tipo de rolamento favoreceu a maior rigidez do componente e, por consequência, um layout mais compacto do cárter.
O sistema de refrigeração líquida nos motores eSP também foi inovado através da integração do radiador ao lado direito do motor, com ventoinha acoplada, o que favoreceu a eficiência do sistema e um dimensionamento mais compacto e leve.
No âmbito da transmissão, o sistema CVT dotado de uma correia tipo V-Belt com especificação de alta elasticidade proporciona uma aceleração forte e progressiva até as faixas mais altas de rotação. A potência do motor é transmitida de forma eficiente para as rodas traseiras da região parcial com baixa abertura do acelerador para a região de alta carga com aceleração total. A correia de transmissão usa uma borracha de alta elasticidade recém-desenvolvida para garantir durabilidade e transmissão eficiente da força motriz.
Enfim, com os motores eSP objetivos importantes em termos de redução de consumo, aumento de potência e torque e contenção de emissões de CO2 foram alcançados, e por consequência uma ampla aceitação pelos consumidores, beneficiados pela qualidade da tecnologia Honda, nº1 no Brasil e no mundo.