A chegada da scooter Honda ADV fez com que muita gente se perguntasse: vale mais a pena comprar a novidade, que estreou no mercado no final de 2020, ou escolher a Honda PCX, líder do segmento scooter desde quando foi lançada, em 2013? A resposta é… Depende!
Apesar de serem modelos que compartilham de uma mesma base mecânica, com características técnicas muito semelhantes, estas scooters não são diferentes apenas na aparência. De fato, já na fase de projeto, o objetivo foi dar a cada uma delas personalidades distintas, e dirigibilidade idem.
Deste modo, para saber qual destas é a melhor scooter para você o certo é estudar bem as características de ambas e fazer um test-ride. Mas, para adiantar a tua vida, segue um rápido tira-teima.
ESCOLHA A PCX SE…
√ Necessitar de um assento mais próximo do solo, o que vai facilitar muito a vida de quem não é experiente ao guidão, ou não tem estatura avantajada.
√ Precisar fazer economia. Dependendo da versão do PCX (o ADV é vendido em versão única), ele pode ser de R$ 2.650 a R$ 4.400* mais barato.
√ Preferir a frenagem CBS – Combined Braking System, na qual a manete esquerda atua em ambos freios.
√ Rodar preferencialmente em centro urbanos com trânsito pesado, onde o guidão mais estreito do PCX o torna mais ágil.
√ Valorizar linhas mais menos chamativas. O PCX, apesar de moderno, é bem menos chamativo do que o ADV.
ESCOLHA A ADV SE…
√ Percorrer estradas de terra, pois os pneus mais largos e com banda de rodagem com sulcos largos tornam a pilotagem mais segura.
√ Frequentar vias mal conservadas, com garupa ou ambos, situação na qual as suspensões de maior curso do ADV farão a diferença.
√ Rodar em vias expressas ou rodovias, nas quais o para-brisa regulável ajudará a desviar parte da pressão do vento e aumentar o conforto.
√ Admirar um painel com design inovador e com muitas informações, como temperatura ambiente, nível de carga da bateria e algo mais.
√ Valorizar design agressivo, radical, 100% aventureiro, alinhado com a inovadora estética de scooter off-road inaugurada pela X-ADV.
E tem mais: scooters agradam por serem ágeis, versáteis e práticas. Tanto PCX como ADV tem porta-objetos sob o banco, capaz de abrigar capacete e outros pertences, são econômicas e fáceis de pilotar pela transmissão tipo CVT, que descomplica a vida. Entre PCX ou ADV, a escolha é sempre ótima!