Os smartphones entraram em nossas vidas de vez, e nelas lá estava ela, a motocicleta. Então, o que fez a Honda? Bolou uma tecnologia que conecta sua paixão, que te leva de lá para cá, com o dispositivo que te liga a tudo e todos. Genial, não?
O nome da tecnologia é Honda Smartphone Voice Control System, ou simplesmente HSVCS. Ela nasceu para integrar os smartphones ao uso da motocicleta de forma simples e segura, evitando o risco que representa fixar o smartphone ao guidão das motos para visualizar mensagens, chamadas entrando ou até mesmo a tela do navegador que te indica o percurso.
Por enquanto o HSVC está disponível apenas em alguns modelos – Honda CB 1000R Black Edition, CB 1000R e X-ADV –, mas a ideia é equipar cada vez mais motos e scooters com o sistema, afinal uma ideia tão boa não pode ficar restrita, tem que ser disseminada.
Como funciona o sistema? As motos dotadas de HSVC exigem uma simples operação para conectarem-se via Bluetooth com smartphones com sistema operacional Android ou iOS, e que tenham o aplicativo HondaSync baixado. A exploração plena das facilidades do sistema exige um capacete dotado de microfone e fone de ouvido, o headset. Deste modo, é possível usar comandos viva voz para receber/fazer chamadas telefônicas, responder mensagens ou ativar a sua playlist.
As motos dotadas do HSVC contam também com um comando situado no punho esquerdo com quatro teclas, que servem para operar a tela a ser exibida no painel TFT, de alta visibilidade inclusive de dia, e atuar no volume do áudio. Através destas teclas e do comando de voz todas as funcionalidades do Honda RoadSync facilitam a vida de quem pilota, que assim pode se concentrar na condução uma vez que o uso não demanda desvio de olhar além do usual para consultar dados no painel de instrumentos.
Uma vez pareado, o smartphone se conecta automaticamente ao HSVCS, portanto não há necessidade de operações suplementares a não ser a inicial. Outro destaque é que na eventualidade de um problema com o aplicativo, o sistema HSVCS o reinicia, evitando que o condutor necessite parar a motocicleta para verificações. Também é importante o recurso que mantém o sistema funcionando mesmo com a tela do smartphone está bloqueada ou desligada.
O fato de poder levar o smartphone de modo seguro no bolso da jaqueta ou em local protegido do mau tempo, ou de eventuais choques, completa a lista de qualidades do HSVCS, um recurso que está no começo de sua introdução na linha Honda, mas que sem dúvida veio para ficar, e facilitar a vida de todos que andam de motocicletas e scooters.