Todo mundo sabe que as baixas temperaturas no inverno podem ser verdadeiras inimigas da saúde. Mas você sabia que elas também podem prejudicar a segurança da sua moto?
Vamos aquecer os seus cuidados na hora de ligar a moto no frio para evitar problemas e manter a segurança na sua pilotagem.
Motos pequenas no inverno:
Apesar dos dispositivos eletrônicos que se encarregam de adaptar a ignição e a mistura ar-gasolina para encarar os primeiros quilômetros, o óleo lubrificante ainda demanda certo tempo para alcançar a temperatura ideal de funcionamento e atingir todas as partes do motor.
O que fazer para evitar o desgaste neste sentido?
Nada fora do normal: em primeiro lugar, não se esqueça de trocar o óleo e o filtro seguindo religiosamente os prazos indicados pelo fabricante.
E pra completar, fará uma grande diferença se você aguardar pelo menos um minuto de funcionamento antes de sair rodando por aí. Esse tempo de espera fará com que o óleo circule adequadamente, tendo tempo para alcançar todos os componentes.
Também é importante esperar alguns minutos antes de elevar a rotação. Em baixos giros o estresse mecânico é bem menor que quando a agulha do contagiros está passeando perto da faixa vermelha. Tenha calma e deixe o motor esquentar girando calminho. Isso fará com que o desgaste interno seja mínimo mesmo se o óleo estiver frio e muito denso.
E as motos grandes, no inverno?
Enquanto os pequenos motores monocilíndricos são robustos, os tetracilíndricos possuem engenhos mais sofisticados, com mais peças móveis e uma maior capacidade para alcançar altas rotações. Por isso é fundamental usar bons fluídos, realizar trocas frequentes e ter o hábito de aquecer antes de acelerar pra valer.
Agora você já sabe. Esfriou? De olho no aquecimento da sua moto. Assim você aquece a temperatura das pistas com muito mais responsabilidade e segurança.