NOVIDADES

MOTOPEL HONDA

Scooters são mais seguras que outras motos?

Quem coloca uma moto normal e uma scooter lado a lado com certeza vai avaliar a scooter como sendo mais segura. É um senso comum essa análise. As pessoas geralmente consideram que motos menores trazem maior segurança, além do corpo “gordinho” das scooters dar uma sensação de maior proteção. Mas será que é assim mesmo? Scooters são mais seguras que as motos normais?

O que é uma scooter?

Primeiro, vamos abordar o que entendemos por “scooter.” Este termo se refere a uma motocicleta movida por combustível como álcool, gasolina ou eletricidade, mas com um design característico e posição sentada de pilotagem. Scooters são menos potentes do que motos, mas ainda precisam de uma carteira de habilitação para poderem ser utilizadas como meio de transporte, salvo casos em que tenham 50 cilindradas ou menos. Existem também maxi-scooters, que são de maior cilindrada (acima de 300 cc) e são voltadas para estradeiros.

Scooters são mais seguras que outras motos?

Não. Muitos pilotos poderiam apontar o fato de que a scooter não pode rivalizar com a velocidade de um moto como prova de sua segurança. No entanto, os dados mostram que velocidades mais baixas nem sempre significam maior segurança contra acidentes. Na verdade, mais mortes de trânsito relacionadas ao excesso de velocidade acontecem em vias onde a média de velocidade é de 60 km/h ou menos do que em vias onde a velocidade média está acima de 90 km/h. E a maioria das scooters não têm problemas para alcançar os 60 km/h.

Aí temos o argumento de que scooters são geralmente menores do que motocicletas, mas são ainda mais perigosas. Quando seu pequeno scooter facilmente se perde no ponto cego do motorista, você está muito mais vulnerável perto de estacionamentos, em mudanças de faixas, ou em cruzamentos.

Pilotar um veículo de 2 rodas de qualquer tipo requer habilidade e prudência. Portanto, não assuma que ter uma scooter automaticamente torna você menos vulnerável do que ao pilotar uma motocicleta.

Pilotos de Scooters também apresentam um comportamento mais seguro do que os motociclistas, apesar de ambos os grupos responderem às mesmas exigências para a habilitação. Isto sugere uma diferença de atitude onde motociclistas assumem mais riscos do que seus colegas de menor porte.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite agora mesmo a sua cotação

Primeiro Nome*
Sobrenome*
Tipo de Documento*
Número do CPF ou CNPJ*
E-mail*
Celular*
Modelo
Loja*
Aceito Receber Comunicação via Email
Aceito Receber Comunicação via Celular

Informe seu dados

Nome Completo*
Telefone*
E-mail*