No momento em que você dá a largada para obter sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) preenchendo o formulário de inscrição e pagando a taxa de inscrição, o relógio começa a correr: o prazo máximo para terminar todo processo que garantirá a tão almejada permissão para dirigir é de 12 meses corridos. Se neste prazo de um ano você não cumprir o processo completo, terá que começar tudo de novo!
Porém, não se preocupe: este tempo é mais do que suficiente para que você cumpra os três passos fundamentais que separam você da tão sonhada possibilidade de pilotar sua moto ou scooter dentro da lei. Antes de explicar quais são estes passos citados, é importante lembrar que o processo tem alguns pré-requisitos: você só pode dar início após completar 18 anos de idade, se souber ler e escrever, tiver documento de identidade, CPF e comprovar residência.
1º PASSO – EXAME MÉDICO E PSICOTÉCNICO
Guiar uma moto exige saúde física e psicológica, e é esse aspecto que é analisado nesta primeira etapa do processo para obter a CNH.
Você não precisa estudar nada, apenas manter a saúde em dia e cumprir as exigências que avaliarão sua visão, audição, capacidade de raciocínio, de identificação de cores e qualificar aspectos psicológicos como raciocínio, memória e outros. Tais exames devem ser realizados em clínicas credenciadas que são indicadas pela sua moto-escola ou pelos Ciretran/Detran de sua cidade.
2º PASSO – EXAME TEÓRICO
Para enfrentar a prova que vai avaliar seus conhecimentos sobre as leis de trânsito você precisa de pelo menos 45 horas/aula que são divididas da seguinte forma: 18 horas de legislação de trânsito, 16 horas de direção defensiva, 4 horas de primeiros socorros, 4 horas de cidadania e meio ambiente e 3 horas de mecânica básica. Aí o bicho pega! Prestar atenção nas aulas e estudar atentamente é necessário. Das 30 questões da prova teórica, você precisará acertar no mínimo 21 delas para passar.
3º PASSO – EXAME PRÁTICO
Uma vez aprovado no exame teórico, chega a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no guidão. São exigidas no mínimo 20 horas/aula para poder agendar o exame final. É claro que os mais habilidosos podem considerar este tempo exagerado, enquanto que outros candidatos precisarão de mais horas/aula para se sentirem seguros para encarar a prova final, o que não é um problema já que não existe limite de horas aula, mas sim aquele descrito no inicio: 12 meses para cumprir o processo inteiro.
Dicas importantes:
– Usar óculos, ter baixa estatura, ser alto demais, estar acima ou abaixo do peso não são impedimentos para cumprir com sucesso os três passos.
– Quanto mais rapidamente você cumprir a 2º etapa, a do exame teórico, mais tempo poderá ser dedicado ao aprendizado da parte prática, que para a maioria das pessoas é a mais complexa. O ideal é poder encerrar o processo teórico em cerca de dois meses, o que representa uma carga horária semanal de seis horas de aula.
– As 20 horas de aula prática são o que mais pesa no custo final do processo de obtenção da CNH, estimado entre R$ 2.000 a 3.000, dependendo da localidade em que você mora.
– Caso você considere que esta carga horária obrigatória não seja suficiente, tente conseguir a ajuda de um amigo motociclista, que te dê dicas de pilotagem.