NOVIDADES

MOTOPEL HONDA

Saiba qual o melhor tipo de óleo para a sua moto

Todo motociclista sabe sobre a importância de fazer a troca regular do óleo da moto para garantir o bom funcionamento do motor. Contudo, você sabe quais são as diferenças entre os tipos de óleo e qual a melhor opção para o seu veículo?

Vem comigo, que vou te explicar tudo neste post!

Os principais tipos de óleo disponíveis no mercado são: mineral, sintético e semissintético.

O óleo mineral, normalmente, é a opção mais comum e econômica encontrada no mercado. Ele é feito a partir de diferentes componentes encontrados no petróleo e atende às necessidades da maioria dos motores.

O sintético, por sua vez, é obtido a partir de reações químicas controladas. Ele possui alta capacidade de lubrificação, o que potencializa a performance do motor, e, por isso, é o tipo mais indicado para motores de alto desempenho.

Já o óleo semissintético é caracterizado por unir uma base sintética ao óleo mineral. Essa opção possui aditivos estabilizantes com propriedades para atender às necessidades específicas das motos. Além disso, pode ser encontrado em viscosidades idênticas às recomendadas originalmente pelos fabricantes e é uma opção mais acessível para quem quer utilizar um produto de melhor qualidade no motor da sua moto.

Entretanto, não é apenas o tipo de óleo que interfere na hora de escolher o melhor para a sua moto. É preciso estar atento a alguns itens, como por exemplo:

SAE: Indicador de Viscosidade

Geralmente, essa informação é encontrada no rótulo e é formada por dois números separados pela letra “w”. O primeiro número indica a viscosidade do óleo quando frio, já o seguinte representa a sua viscosidade em altas temperaturas.

API: Indicador de Desempenho

Esse indicador informa a capacidade que o óleo tem de manter a sua viscosidade em temperaturas extremas. Essa informação encontra-se também no rótulo da embalagem e é representada pela letra “S” seguida de outra letra. Quanto maior a posição da segunda letra no alfabeto, melhor o desempenho do produto.

Como escolher o melhor tipo de óleo para a minha moto?

Para isso, é necessário consultar o manual do seu veículo. Pois é nele que encontra-se a indicação de qual o melhor tipo de óleo para aquele determinado motor.

Mas, vale ressaltar que: óleos com baixa viscosidade, mais fino, é recomendado para motores novos, que possuem menos folga entre seus componentes internos. Já os mais viscosos, ajudam a compensar as folgas mais acentuadas de motores mais antigos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite agora mesmo a sua cotação

Primeiro Nome*
Sobrenome*
Tipo de Documento*
Número do CPF ou CNPJ*
E-mail*
Celular*
Modelo
Loja*
Aceito Receber Comunicação via Email
Aceito Receber Comunicação via Celular

Informe seu dados

Nome Completo*
Telefone*
E-mail*