NOVIDADES

MOTOPEL HONDA

Dicas para andar de moto no frio

Dicas para andar de moto no frio

Em boa parte do Brasil os meses de junho e julho são os mais frios do ano, com temperaturas que muitas vezes chegam perto do 0ºC. Com certeza, rodar de moto no frio não é nada animador, mas caso seja necessário encarar a friaca, seguem algumas dicas que podem facilitar a vida ao guidão.

VOCÊ – No frio é ainda mais fundamental estar em forma, fazer alongamento antes de iniciar a pilotagem para evitar câimbras. E quanto ao equipamento, é fundamental que seu traje seja seguro e adequado para a temperatura externa. Um erro comum é se encher de camadas e mais camadas de roupa, vestir o guarda-roupa inteiro, o que acaba por tirar sua mobilidade e atrapalhar a pilotagem. O certo é investir em roupas técnicas, e o primeiro passo é comprar a “2ª pele”, um conjunto de camiseta de manga longa e calça de material sintético, bem aderente a pele. Meias e luvas de frio para motos, adequadas para temperaturas baixas fazem par com o protetor de pescoço, a bandana tubular, ou até mesmo de uma balaclava. Jaqueta e calça de moto para o frio? Proteções nos ombros, cotovelos e joelhos são obrigatórias, mas o material pode ser o couro ou a cordura, que é mais confortável por ser mais flexível, e contar com forros removíveis: tire quando estiver calor, ponha quando esfriar…

A MOTO – O frio afeta sua moto, e a vítima mais frequente é a bateria. Se ela já não está mais no auge da juventude, o frio pode acelerar seu fim. Para encarar isso, mantenha a parte elétrica em dia, checando na oficina de sua confiança se tudo está nos conformes. Lembre também que bateria é um componente que não é eterno, e que a melhor estratégia se ela já estiver usadinha é substituí-la antes da chegada dos meses mais frios do ano. Escolher baterias de boa qualidade é importante, assim como evitar ao máximo usar a partida elétrica de forma prolongada, a buzina insistentemente e tudo mais que consuma energia excessiva, como o farol alto por exemplo.

A PILOTAGEM – Pneus para funcionar bem precisam estar minimamente aquecidos, e esta é uma coisa que aprendemos assistindo as corridas, onde as motos antes da largada estão com seus pneus cobertos por mantas elétricas, que os mantém em temperatura correta. Já nós, pilotos do grande prêmio do dia a dia, não precisamos deste equipamento, mas apenas tomar cuidado nos primeiros quilômetros, ter consciência que a melhor aderência nas curvas, frenagens e aceleração só chega quando os pneus entram na temperatura correta de funcionamento, o que em dias frios pode demorar para acontecer. Portanto, cuidado, não exagere antes de ter certeza que eles estão aquecidos.   

Enfim, se você estiver bem equipado, sua moto funcionando bem e, principalmente, a pilotagem for cuidadosa e atenta, rodar de moto num dia frio pode se transforma em um grande prazer.

FONTE: Honda

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite agora mesmo a sua cotação

Primeiro Nome*
Sobrenome*
Tipo de Documento*
Número do CPF ou CNPJ*
E-mail*
Celular*
Modelo
Loja*
Aceito Receber Comunicação via Email
Aceito Receber Comunicação via Celular

Informe seu dados

Nome Completo*
Telefone*
E-mail*

Já Vai? Confira algumas ofertas!

Na Motopel você encontra acessórios originais Honda para você e sua moto. Temos uma variedade de itens para a sua segurança como capacetes, luvas, jaquetas, joelheiras, botas, coletes, cotoveleiras, mochilas e muito mais.